segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Stand-Up Sentado

Atividade : Produzir um texto a respeito do programa 15 Minutos para o caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo.

Se você sabe o que é um mini-hang loose e já ouviu a música Furfle Feelings, provavelmente sabe que o 15 Minutos é um dos programas com maior audiência da MTV. Mas o que faz com que apenas duas pessoas, em um único cenário faça tanto sucesso ?

Com a apresentação de Marcelo Adnet e o personagem Kiabbo (Felipe Ricotta), o programa conta com o tempo de exibição citado no título, e é do gênero humorístico, com base na improvisação e abordagem comuns nas comédias Stand-Up. Mas é ai que está também a falha. No teatro, os temas costumam ser aleatórios, com a interferência do público e o comediante precisa ter jogo de cintura. Já numa exibição gravada, é possível pré-definir o que vai para o ar, ou não. E o público há tempos já percebeu que o programa não é feito ‘na raça’, o que faz com que ele perca alguns pontos, mas nada que afete o fenômeno de audiência que rendeu à emissora.

No início do primeiro bloco, Adnet costuma ler os emails dos telespectadores, que pedem que ele comente e faça um programa baseado em determinado assunto. O tema é então apresentado, e no desenrolar desses quinze minutos são feitos comentários, imitações, versões e paródias musicais, de um jeito bem informal. Passar a idéia de um quarto de solteiro como cenário é justamente para dar a sensação de proximidade com o apresentador, que também usa gírias e fala diretamente com o público.

Os vídeos dos programas também são disponibilizados pelos sites do MTV Overdrive e no Youtube, e pra quem quiser conferir, é só procurar pelo nome dos apresentadores ou do próprio programa, é um humor inteligente, porém pautado, mas garante alguns 15 minutos de diversão.

O programa vai ao ar de Segunda a Sexta às 21h45 , com reprises Domingo às 23h30 e de Segunda a Sexta às 11h45

Marcelo Adnet (esq.) Fazendo o mini hang loose, com Kiabbo.
15 Minutos, sucesso entre os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário